O curso apresenta um foco prático, onde o participante recebe todo conteúdo teórico e aplica posteriormente em exercícios para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. A aplicação dos conhecimentos será realizada utilizando uma ferramenta de cálculo de uso comum e disponível nos laboratórios, o Microsoft ExcelTM.
Serão abordados os conceitos de estatísticas básicos para serem utilizados para o cálculo e aplicação das ferramentas da qualidade: Validação de Metodologias, Cálculo de Incertezas de Medições para Laboratórios Analíticos e Controles de Qualidade (Cartas Controle). Estas ferramentas são primordiais para aplicação dos Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratório mais comuns, como, por exemplo, ISO/IEC 17025:2005 e BPL.
Validação
A Validação de Métodos envolve a aplicação de um conjunto de experimentos visando a avaliação estatística para verificar se o mesmo é adequado ao uso pretendido. Devido à importância desta avaliação, inúmeras agências publicam guias com orientações dos parâmetros e critérios de validação. Considerando estes guias, o curso irá apresentar aqueles parâmetros mais comumente aplicados, como por exemplo: repetibilidade, exatidão, linearidade (com avaliação de resíduos, homocedasticidade e heterecedasticidade, coeficiente de determinação), robustez (teste de Youden). Apesar da validação determinar a confiabilidade do método, é notória a variação dos resultados obtidos em rotina, o que nos leva a outra ferramenta: o Cálculo da Incerteza das Medições Analíticas.
Incerteza de Medição
De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), a incerteza trata-se de um parâmetro que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas. Desta forma, apesar da palavra incerteza estar associada comumente ao conceito geral de dúvida, a Incerteza de uma determinada medição não implica em dúvidas sobre a validade de uma medição; pelo contrário, o conhecimento da incerteza implica em confiança acrescida na validade do resultado de uma medição definindo o intervalo desta confiança. O cálculo de incerteza é orientado por diferentes guias, desta maneira o curso irá abordar o cálculo com base no mais recente guia publicado pela Eurachem (uma das entidades internacionais mais reconhecida no que se refere a rastreabilidade em medições químicas).
Garantia da Qualidade de Resultados
Uma vez determinadas a confiabilidade do método (através da validação) e da variação inerente do resultado analítico (obtido pelo cálculo da incerteza destas medições), torna-se necessário o acompanhamento período da aplicação desta metodologia através da aplicação de Controles da Qualidade os quais devem ser igualmente monitorados, sendo estes avaliados individualmente como no seu coletivo para a verificação de tendências, como por exemplo, com o uso das cartas controle. Contemplando assim o Ciclo Analítico de Qualidade Assegurada.