AVISO IMPORTANTE: Estamos realizando manutenção e atualizações em nossos servidores. Portanto, algumas páginas de nosso site e nossos e-mails podem estar instáveis, desconfigurados e/ou fora do ar. Essa atualização é temporária e, em breve, tudo será reestabelecido.

Estatística em Laboratórios Analíticos

Inscrições encerradas! 

    • DURAÇÃO: 04 dias
    • CARGA HORÁRIA: 32 horas
    • PÚBLICO-ALVO: Profissionais de laboratórios que atuam de acordo com sistemas de gestão da qualidade. Estudantes e pesquisadores que desenvolvam pesquisas na área analítica. Avaliadores de organismos de acreditação que necessitem atualizar os conceitos a respeito destas ferramentas.

 

OBSERVAÇÃO:

Imprescindível apresentação dos seguintes documentos (a entrega poderá ser feita via correio ou pessoalmente no dia do curso):

– Ficha de inscrição e contrato de adesão assinado;

– 01 cópia da carteira de Identidade – RG;

– 01 cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF.

ATENÇÃO: CARTEIRA DE HABILITAÇÃO NÃO SUBSTITUI O CPF E RG.

Perderá direito à vaga o candidato que: – Não apresentar todos os documentos exigidos para matrícula.

Participarão desse curso somente as pessoas que entregarem rigorosamente todos os documentos exigidos no prazo estabelecido, sendo essa a vinculação legal do aluno ao curso.

No ato da matrícula, os candidatos receberão um boleto, referente ao curso. A matrícula estará EFETIVADA somente após a baixa desse boleto no banco de dados, o que ocorre no dia útil seguinte ao pagamento.

Matrícula de aluno estrangeiro: A matrícula de alunos estrangeiros, portadores de visto permanente, será feita mediante a apresentação do R.N.E (Registro Nacional de Estrangeiro), desde que o término do curso escolhido se dê dentro do prazo de validade de sua estada no Brasil. Caso o aluno não tenha R.N.E, deverá apresentar-se à Secretaria da FAFQ, munido da ficha de inscrição preenchida e assinada, uma cópia com tradução juramentada do diploma e uma cópia do CPF, para fins e orientações e liberação de matrícula. O aluno estrangeiro deverá ter obrigatoriamente “visto de estudante”. Não serão aceitos alunos estrangeiros com “visto de turista”.

Em qualquer outra situação não comtemplada nos itens anteriores, deverá ser consultada a Diretoria Administrativa da FAFQ pelo e-mail: cursos@fafq.org.br.
CADASTRO Cadastra-se em nosso site e receba mensalmente, por e-mail, informações sobre cursos em oferecimento.
  • DATA: 2014
  • LOCAL:  Compacto Hotel -Alphaville / Campinas-SP
  • E-MAIL: reservas@compactohotel.com.br / telefone: (19) 3262.1525 / 98737.3313.

Validação, Incerteza e Garantia da Qualidade de Resultados com Aplicação no Excel

Descrição do Curso
O curso apresenta um foco prático, onde o participante recebe todo conteúdo teórico e aplica posteriormente em exercícios para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. A aplicação dos conhecimentos será realizada utilizando uma ferramenta de cálculo de uso comum e disponível nos laboratórios, o Microsoft ExcelTM.
Serão abordados os conceitos de estatísticas básicos para serem utilizados para o cálculo e aplicação das ferramentas da qualidade: Validação de Metodologias, Cálculo de Incertezas de Medições para Laboratórios Analíticos e Controles de Qualidade (Cartas Controle). Estas ferramentas são primordiais para aplicação dos Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratório mais comuns, como, por exemplo, ISO/IEC 17025:2005 e BPL.

Validação
A Validação de Métodos envolve a aplicação de um conjunto de experimentos visando a avaliação estatística para verificar se o mesmo é adequado ao uso pretendido. Devido à importância desta avaliação, inúmeras agências publicam guias com orientações dos parâmetros e critérios de validação. Considerando estes guias, o curso irá apresentar aqueles parâmetros mais comumente aplicados, como por exemplo: repetibilidade, exatidão, linearidade (com avaliação de resíduos, homocedasticidade e heterecedasticidade, coeficiente de determinação), robustez (teste de Youden). Apesar da validação determinar a confiabilidade do método, é notória a variação dos resultados obtidos em rotina, o que nos leva a outra ferramenta: o Cálculo da Incerteza das Medições Analíticas.

Incerteza de Medição
De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), a incerteza trata-se de um parâmetro que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas. Desta forma, apesar da palavra incerteza estar associada comumente ao conceito geral de dúvida, a Incerteza de uma determinada medição não implica em dúvidas sobre a validade de uma medição; pelo contrário, o conhecimento da incerteza implica em confiança acrescida na validade do resultado de uma medição definindo o intervalo desta confiança. O cálculo de incerteza é orientado por diferentes guias, desta maneira o curso irá abordar o cálculo com base no mais recente guia publicado pela Eurachem (uma das entidades internacionais mais reconhecida no que se refere a rastreabilidade em medições químicas).

Garantia da Qualidade de Resultados
Uma vez determinadas a confiabilidade do método (através da validação) e da variação inerente do resultado analítico (obtido pelo cálculo da incerteza destas medições), torna-se necessário o acompanhamento período da aplicação desta metodologia através da aplicação de Controles da Qualidade os quais devem ser igualmente monitorados, sendo estes avaliados individualmente como no seu coletivo para a verificação de tendências, como por exemplo, com o uso das cartas controle. Contemplando assim o Ciclo Analítico de Qualidade Assegurada.

PROGRAMA:

Dia 01 – 08/09 – Estatística em Química Analítica / Introdução ao Excel / Exercícios;

Dia 02 – 09/09 – Validação e avaliação do desempenho / Uso de funções e condicionais no Excel / Exercícios;

Dia 03 – 10/09 – Cálculo de incerteza / Uso de gráficos no Excel / Exercícios;

Dia 04 – 11/09 – Controles de qualidade – Cartas de Controle / Exercícios / Analytical Quality Assurance Cycle.

Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares

Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (USP – 2006), Mestre em Ambiente e Saneamento pela Universidade de Campinas (UNICAMP – 2003), graduado em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP – 1999). Atualmente trabalha como professor em turno completo no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (lecionando disciplinas na área de Gestão da Qualidade e Ambiental, inclusive ISO/IEC 17025:2005 e ISO 14001:2004). Na área de Gestão de Qualidade também atua em consultorias, treinamentos e publicação de trabalhos (com publicação do livro Gestão de Qualidade em Laboratórios em sua 2ª edição – www.qualilab.net), fazendo parte do quadro de avaliadores externos do INMETRO para avaliação de Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos e Sistemas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia, Técnicas de Preparo de Amostras, Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL.

Link para curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1688354630476483

Prof. Dr. Vitor Hugo Polisél Pacces

Professor da Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde ministra disciplinas da ênfase em Sistemas de Gestão da Qualidade. Dentre estas disciplinas, destacam-se as Boas Práticas de Laboratório (BPL), Ferramentas de Gestão da Qualidade (incluindo os temas validação de metodologias e de sistemas computacionais), Sistemas de Gestão da Qualidade na Área de Saúde, Redação de Documentos Técnicos e Sistemas de Gestão da Qualidade na Área de Alimentos. Graduado em Bacharelado Em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), possui mestrado e doutorado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2005). É autor do livro “Guia Prático Do Seu Computador”. Na área de Gestão de Qualidade também atua em consultorias, treinamentos e publicação de trabalhos. É diretor executivo da Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ). Tem experiência na área de Química, com ênfase nos Sistemas de Gestão da Qualidade em Laboratórios, atuando principalmente nos seguintes temas: BPL, ISO/IEC 17025, Validação de Metodologias Analíticas, Criação, Utilização e Desenvolvimento de Ferramentas para a Química Analítica e Sistemas da Qualidade, Desenvolvimento de Software e Cromatografia.

Link para curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5144499144963049

Notícias recentes

Categorias