:: Análise Térmica
 

 

 

Descrição do Curso
 
As técnicas termoanalíticas compreendem um conjunto de técnicas instrumentais de análise, que acompanham variações em uma determinada propriedade térmica enquanto a amostra é submetida a uma variação controlada de temperatura, seja de aquecimento, seja de resfriamento.
As propriedades físicas medidas vão desde a massa, na termogravimetria (TG), até variações de temperatura, na análise térmica diferencial (DTA) e calor, na calorimetria exploratória diferencial (DSC), além de propriedades mecânicas (análise dinâmico-mecânica, DMA), acústicas (termossonimetria), entre outras.
A aplicação dessas técnicas vem se multiplicando e ganhando interesse em temas como polimorfismo, comportamento térmico e estabilidade térmica, transformações de fase, decomposição, gases evolvidos, entre outros, abrangendo áreas vitais na sociedade contemporânea como fármacos, polímeros, materiais de construção, cerâmicas, e muitas outras.
Esse curso busca apresentar brevemente aspectos históricos, importância da nomenclatura e sua normalização, além de fundamentos teóricos e aplicações das técnicas termoanalíticas mais amplamente utilizadas no Brasil: TG/DTG, DTA e DSC, de forma clara, breve e buscando despertar no aluno possíveis aplicações em sua área de interesse, além de fornecer embasamento nas técnicas e seu uso.
O conteúdo será complementado com a apresentação de instrumentação de última geração, disponível no mercado brasileiro, por parte de representantes das mais importantes fabricantes de instrumentos de análise térmica no mundo.
 
 
Público Alvo
 
Estudantes, Profissionais da área: de fármacos, polímeros, materiais, ind. de processos e afins. Não é necessário conhecimento prévio das técnicas termoanalíticas.
 
Ementa:
 
- Histórico da Análise Térmica no mundo e no Brasil;
- Definições e nomenclatura;
- Técnicas termoanalíticas e suas características gerais;
- Termogravimetria: princípios, fatores que afetam a curva TG e métodos cinéticos;
- Termogravimetria: instrumentação e aplicações, análises de gases emanados;
- Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial: princípios, fatores que afetam as curvas DTA e DSC;
- Análise Térmica Diferencial e Calorimetria Exploratória Diferencial: instrumentação e aplicações.
 
Data:
25 a 27 de Fevereiro de 2015.
 
Local:
ComSchool / São Paulo - SP
 
50 vagas
 
Inscrições:
FAFQ - Fund. Apoio à Física e à Química
Site:         www.fafq.org.br
e-mail:     cursos@fafq.org.br
Fone:        (16) 3371-2020
Fax:           (16) 3364-2339
 


 
 
Instrutores
 
 
 
Prof. Dr. Massao Ionashiro
Licenciado em Química pela Faculdade de Filosofia Ciências e letras de Araraquara em 1969. Doutorou-se em Química (Química Inorgânica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo em 1976. Se tornou Livre-Docente em Química Analítica pelo Instituto de Química de Araraquara - UNESP em 1989. Passou ao cargo de Professor Titular pelo Instituto de Química de Araraquara-UNESP em 1995. Aposentou-se em 11/1998. Atualmente é colaborador junto ao Departamento de Química Analítica do IQ-Araraquara/UNESP. Professor Emérito da UNESP (insígnias recebidas em 2008) e membro Honorário desde de 2006 (The Thermoanalytical Group of the Hungarian Chemical Society awards Honorrary Membership). Atividade de Pesquisa: Atua na área de Química Analítica com ênfase em Análise Térmica, visando a síntese, caracterização e estudo termoanalítico e espectroscópico de compostos de vários íons metálicos, tais como lantanídeos e metais de transição, com ligantes orgânicos e inorgânicos.
 
 
 
 
 
 
Prof. Dr. Éder Tadeu Gomes Cavalheiro
Licenciado e Bacharel em Química pela Universidade de São Paulo (1983), Mestre em Química (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1987) e Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (1995), Pós-doutorado na University of Florida (Gainesville-USA, 1997-1998) e Livre Docente pelo IQSC/USP (2004). Docente do Departamento de Química da Universide Federal de São Carlos (1994-2002). Atualmente é Professor Associado MS-5, Nivel III, do Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Química, atuando principalmente nos seguintes temas: análise térmica, ensino de química, desenvolvimento de materiais de eletrodo. Foi secretário da International Confederation of Thermal Analysis and Calorimnetry (ICTAC), 2006-2012, Presidente da Comissão de Pós-Graduação do IQSC/USP, no mesmo período e chefe do DQFM-IQSC/USP. Atualmente é Vice-Diretor do IQSC/USP.

 
 
 
 
 
Organização:
 
 
                                                                    
 
 
 
  
 
Patrocinadores: