:: Est. Lab. Analíticos
 

 

Estatística Em Laboratórios Analíticos

Validação, Incerteza e Garantia da Qualidade de Resultados com Aplicação no Excel 2013
 
Descrição do Curso
O curso apresenta um foco prático, onde o participante recebe todo conteúdo teórico e aplica posteriormente em exercícios para a consolidação dos conhecimentos adquiridos. A aplicação dos conhecimentos será realizada utilizando uma ferramenta de cálculo de uso comum e disponível nos laboratórios, o Microsoft ExcelTM.
Serão abordados os conceitos de estatísticas básicos para serem utilizados para o cálculo e aplicação das ferramentas da qualidade: Validação de Metodologias, Cálculo de Incertezas de Medições para Laboratórios Analíticos e Controles de Qualidade (Cartas Controle). Estas ferramentas são primordiais para aplicação dos Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratório mais comuns, como, por exemplo, ISO/IEC 17025:2005 e BPL.
 
Validação
A Validação de Métodos envolve a aplicação de um conjunto de experimentos visando a avaliação estatística para verificar se o mesmo é adequado ao uso pretendido. Devido à importância desta avaliação, inúmeras agências publicam guias com orientações dos parâmetros e critérios de validação. Considerando estes guias, o curso irá apresentar aqueles parâmetros mais comumente aplicados, como por exemplo: repetibilidade, exatidão, linearidade (com avaliação de resíduos, homocedasticidade e heterecedasticidade, coeficiente de determinação), robustez (teste de Youden). Apesar da validação determinar a confiabilidade do método, é notória a variação dos resultados obtidos em rotina, o que nos leva a outra ferramenta: o Cálculo da Incerteza das Medições Analíticas.
 
Incerteza de Medição
De acordo com o VIM (Vocabulário Internacional de Metrologia), a incerteza trata-se de um parâmetro que caracteriza a dispersão dos valores atribuídos a um mensurando, com base nas informações utilizadas. Desta forma, apesar da palavra incerteza estar associada comumente ao conceito geral de dúvida, a Incerteza de uma determinada medição não implica em dúvidas sobre a validade de uma medição; pelo contrário, o conhecimento da incerteza implica em confiança acrescida na validade do resultado de uma medição definindo o intervalo desta confiança. O cálculo de incerteza é orientado por diferentes guias, desta maneira o curso irá abordar o cálculo com base no mais recente guia publicado pela Eurachem (uma das entidades internacionais mais reconhecida no que se refere a rastreabilidade em medições químicas).
 
Garantia da Qualidade de Resultados
Uma vez determinadas a confiabilidade do método (através da validação) e da variação inerente do resultado analítico (obtido pelo cálculo da incerteza destas medições), torna-se necessário o acompanhamento período da aplicação desta metodologia através da aplicação de Controles da Qualidade os quais devem ser igualmente monitorados, sendo estes avaliados individualmente como no seu coletivo para a verificação de tendências, como por exemplo, com o uso das cartas controle. Contemplando assim o Ciclo Analítico de Qualidade Assegurada.
 
Público Alvo
Profissionais de laboratórios que atuam de acordo com sistemas de gestão da qualidade. Estudantes e pesquisadores que desenvolvam pesquisas na área analítica. Avaliadores de organismos de acreditação que necessitem atualizar os conceitos a respeito destas ferramentas. Não é necessário conhecimento em nenhum dos assuntos (inclusive Microsoft ExcelTM) pois o curso irá abordar desde os conceitos básicos até os cálculos finais para cada uma das ferramentas desenvolvidas.


Programa do Curso
 
 
Conteúdo
DIA 01
(08/09)
Estatística em Química Analítica
Introdução ao Excel
Exercícios
DIA 02
(09/09)
Validação e Avaliação de Desempenho
Uso de funções e Condicionais no Excel
Exercícios
DIA 03
(10/09)
Cálculo de Incerteza
Uso de gráficos no Excel
Exercícios
DIA 04
(11/09)
Controles de Qualidade - Cartas de Controle
Exercícios
Analytical Quality Assurance Cycle
 
 
 
 
 
Data:
08 a 11 de setembro de 2014
 
Local
Compacto Hotel -Alphaville
Campinas-SP
 
40 vagas
 
Inscrições
FAFQ - Fund. Apoio à Física e à Química
site: www.fafq.org.br
e-mail: cursos@fafq.org.br
Fone: (16) 3371-2020
Fax: (16) 3364-2339


 
Instrutores

Prof. Dr. Igor Renato Bertoni Olivares, Doutor em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (USP - 2006), Mestre em Ambiente e Saneamento pela Universidade de Campinas (UNICAMP - 2003), graduado em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP - 1999). Atualmente trabalha como professor em turno completo no Instituto de Química de São Carlos da Universidade de São Paulo (lecionando disciplinas na área de Gestão da Qualidade e Ambiental, inclusive ISO/IEC 17025:2005 e ISO 14001:2004). Na área de Gestão de Qualidade também atua em consultorias, treinamentos e publicação de trabalhos (com publicação do livro Gestão de Qualidade em Laboratórios em sua 2ª edição - www.qualilab.net), fazendo parte do quadro de avaliadores externos do INMETRO para avaliação de Laboratórios e Organismos de Certificação de Produtos e Sistemas. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Cromatografia e Técnicas de Preparo de Amostras, atuando principalmente nos seguintes temas: Cromatografia, Técnicas de Preparo de Amostras, Sistemas de Gestão da Qualidade, ISO/IEC 17025, BPL
Link para curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/1688354630476483
 
 
 
Prof. Dr. Vitor Hugo Polisél Pacces, Professor da Universidade de São Paulo (USP) no Instituto de Química de São Carlos (IQSC) onde ministra disciplinas da ênfase em Sistemas de Gestão da Qualidade. Dentre estas disciplinas, destacam-se as Boas Práticas de Laboratório (BPL), Ferramentas de Gestão da Qualidade (incluindo os temas validação de metodologias e de sistemas computacionais), Sistemas de Gestão da Qualidade na Área de Saúde, Redação de Documentos Técnicos e Sistemas de Gestão da Qualidade na Área de Alimentos. Graduado em Bacharelado Em Química pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996), possui mestrado e doutorado em Ciências (Química Analítica) pela Universidade de São Paulo (2005). É autor do livro "Guia Prático Do Seu Computador". Na área de Gestão de Qualidade também atua em consultorias, treinamentos e publicação de trabalhos. É diretor executivo da Fundação de Apoio à Física e à Química (FAFQ). Tem experiência na área de Química, com ênfase nos Sistemas de Gestão da Qualidade em Laboratórios, atuando principalmente nos seguintes temas: BPL, ISO/IEC 17025, Validação de Metodologias Analíticas, Criação, Utilização e Desenvolvimento de Ferramentas para a Química Analítica e Sistemas da Qualidade, Desenvolvimento de Software e Cromatografia.
Link para curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5144499144963049


 


Organização
 
 
  Apoio